A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) implementou novas diretrizes para o ensino e aprendizagem na pós-graduação stricto sensu presencial, conforme uma portaria publicada no Diário Oficial da União. A medida visa integrar metodologias que combinem ambientes presenciais e digitais para melhorar a experiência acadêmica e potencializar as atividades formativas ao longo do curso. O objetivo é promover uma educação mais dinâmica e acessível, sem comprometer a qualidade do aprendizado.
Entre as novas regras, ficou proibido o uso de atividades remotas assíncronas para o cálculo da carga horária didática, bem como a oferta de cursos de pós-graduação totalmente online. No entanto, a norma permite atividades síncronas, como aulas, seminários e debates, realizados em plataformas digitais, além de produção acadêmica colaborativa, como artigos científicos e orientações virtuais de pesquisas. Também foram autorizadas práticas laboratoriais adaptadas para ambientes digitais, o que inclui o uso de simulações e outras tecnologias.
Apesar das flexibilizações, a Capes destaca que experiências presenciais, como trabalhos de campo, experimentos de laboratório, e eventos acadêmicos como cursos, palestras e seminários, devem ser realizados preferencialmente de forma presencial. A implementação das novas normas entrou em vigor a partir da publicação, em 9 de dezembro de 2024.