A partir de 2003, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, o que trouxe uma nova dinâmica à competição. Desde então, apenas algumas equipes conseguiram alcançar a marca de mais de dois títulos, com destaque para os clubes que conseguiram repetir conquistas consecutivas. No domingo (08), Botafogo e Palmeiras disputam uma nova edição do torneio em busca do título, sendo o Palmeiras o atual campeão e tentando igualar o recorde do São Paulo com três títulos consecutivos. Já o Botafogo tenta conquistar o campeonato após quase 30 anos, desde 1995.
Entre os clubes mais vitoriosos na era dos pontos corridos, Corinthians e Palmeiras se destacam, com quatro títulos cada. O Corinthians venceu o torneio em 2005, 2011, 2015 e 2017, enquanto o Palmeiras conquistou as edições de 2016, 2018, 2022 e 2023. Flamengo e São Paulo vêm logo atrás, com três títulos cada, seguidos pelo Cruzeiro, que também obteve três títulos, mas com uma conquista mais distante, em 2003. Cruzeiro e Flamengo também destacam-se por suas vitórias consecutivas em 2019 e 2020, além de 2013 e 2014, respectivamente.
A disputa pelo título, no entanto, não é a única preocupação dos clubes. Fluminense, por exemplo, luta para evitar o rebaixamento, enfrentando um tabu de 10 anos sem cair para a Série B. Além disso, equipes como LA Galaxy e outros clubes também marcam presença em torneios internacionais, com vitórias relevantes, como o título da MLS conquistado pelo LA Galaxy após uma década. No cenário nacional, o Brasileirão continua sendo um campeonato de altíssima competitividade, com recordes de arrecadação, como o caso recente do Corinthians, que atingiu um valor recorde com sua vaquinha virtual.