A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (SP) realizou uma campanha de testagem no mês de dezembro, com o objetivo de detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV e sífilis. Durante 11 dias, foram feitos 4.055 testes rápidos e distribuídos 267 autotestes no contexto da Campanha Fique Sabendo 2024, que também marcou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro. A ação resultou na identificação de seis novos casos positivos de HIV e 60 de sífilis na cidade.
Segundo Jefferson Saviolo, farmacêutico do programa de DSTs e Aids da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi considerada um sucesso. Ele destacou que as unidades de saúde locais serão responsáveis pelo acompanhamento dos casos positivos, que serão contatados para a realização de contraprovas. No caso dos pacientes com HIV, os exames adicionais incluirão a coleta do CD4 e a carga viral, para avaliar a função imunológica. Se o diagnóstico for confirmado, os pacientes seguirão para tratamento no Ambulatório Municipal, onde também receberão a medicação necessária.
Em relação à sífilis, os pacientes que testaram positivo serão submetidos a um novo exame, o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas (VDRL), para confirmar se a infecção está ativa. Se o diagnóstico for confirmado, o tratamento será iniciado nas unidades de saúde. Para aqueles que não puderam participar da campanha, os exames continuam sendo oferecidos no Ambulatório Médico Municipal/DST/Aids, localizado na Vila Euclides.