A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (10), uma audiência pública para debater o desenvolvimento nacional no contexto da parceria do Brasil com os países do Brics, bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A audiência foi proposta pelos deputados General Pazuello e Celso Russomanno e ocorrerá às 14h30, em local a ser definido.
Pazuello destaca que, nos últimos anos, o Brasil tem expandido sua inserção no cenário internacional por meio de diversas plataformas de cooperação, com ênfase na aliança dos Brics. Ele acredita que esse bloco tem se consolidado como um importante mecanismo político, econômico e estratégico, com potencial para influenciar positivamente o desenvolvimento nacional e a posição do Brasil nas relações internacionais. O deputado pretende discutir os impactos e as oportunidades que surgem com a participação do país no Brics.
Por outro lado, Russomanno aponta que, até 2028, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países do Brics deve ultrapassar o do G7, o grupo das economias mais desenvolvidas do mundo. Ele enfatiza que os PIBs dos cinco membros originais do Brics representam 33,6% do total global, contra 27,8% do G7. O deputado propõe que a audiência também trate de diretrizes que assegurem a defesa dos interesses nacionais nos acordos e decisões a serem tomadas dentro do bloco.