O comércio de rua e os shoppings da Grande Vitória no Espírito Santo terão horários alterados para atender a demanda nas semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo. Nos shoppings, as lojas e praças de alimentação terão horários ampliados até o dia 24 de dezembro, com funcionamento facultativo no dia 22, e estarão fechados no dia 25 de dezembro (Natal). Já o Ano Novo será marcado por horários reduzidos nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com algumas opções de alimentação e lazer abertas até o final da tarde. Além disso, cada centro comercial e shopping pode ajustar seus horários, principalmente em datas como véspera de Natal e Réveillon.
Os supermercados seguirão a Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo-se fechados nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, mas podendo operar normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro, a depender de acordos regionais. As agências bancárias também estarão fechadas nos feriados, com funcionamento apenas em pontos facultativos ou situações excepcionais. O comércio de rua segue as orientações de convenções coletivas, com a proibição de convocar funcionários para trabalhar no Natal e Ano Novo, mas com horários de funcionamento flexíveis na véspera dessas datas, conforme decisão das empresas.
Os serviços públicos essenciais funcionarão em regime de plantão nas principais cidades do Espírito Santo, como Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, oferecendo atendimento de urgência nas unidades de saúde, pronto-atendimentos, Defesa Civil e serviços de limpeza urbana. As prefeituras também organizam horários especiais para cemitérios e assistência funeral, além de garantir a operação das forças de segurança. Cada município tem um esquema específico de atendimento durante os feriados, com a manutenção dos serviços essenciais e apoio à população em caso de emergências.