O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que, durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil conquistou a abertura de 300 novos mercados internacionais para o setor agropecuário. A ampliação dos mercados foi vista como um reflexo da diversificação das exportações brasileiras, que passaram a incluir novos produtos além das tradicionais carnes e grãos. Itens como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, açaí em pó e até produtos reciclados de origem animal foram incorporados à pauta de exportação, o que ajudou a fortalecer a presença do Brasil no comércio global.
O governo brasileiro ressaltou que a diversificação das exportações foi um fator essencial para o sucesso das negociações, permitindo ao país conquistar novos espaços no mercado internacional. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comemorou a conquista histórica, destacando os benefícios gerados para os produtores rurais e para a cadeia produtiva como um todo. Ele também se comprometeu a continuar o trabalho de expansão no próximo ano, visando mais oportunidades para o setor.
Além disso, o Brasil ampliou sua presença diplomática no setor agropecuário com a criação de 11 novos postos de adidos agrícolas em representações diplomáticas no exterior. Com isso, o número total de representantes do Brasil no exterior subiu para 40, ampliando a capacidade de identificar novas oportunidades comerciais e fortalecer a atuação do país em mercados estratégicos.