Em setembro, teve início o curso de técnicas de bordado, que formou 32 alunas e resultou na criação da coleção “Bordando Brasília”, inspirada na arquitetura e elementos urbanos da capital federal. Sob a orientação da mestre em artesanato Maria de Fátima Lima, as participantes desenvolveram peças decorativas com estampas exclusivas, como almofadas e colchas, que já estão à venda. A iniciativa é parte de um projeto do Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), realizado no Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho e renda para as participantes.
O curso teve grande impacto nas participantes, que, além de aprimorar suas habilidades, fortaleceram o laço comunitário e ampliaram suas possibilidades de trabalho. Algumas alunas, como Luciana Oliveira de Almeida, já aplicam as técnicas aprendidas no bordado em suas produções de patchwork, combinando diferentes formas de arte. A aposentada Marina Lúcia Oliveira também destacou a importância do curso para a saúde mental, além do aprendizado técnico, afirmando que a atividade contribui para a criação de novas amizades e para o desenvolvimento pessoal.
A produção da coleção foi um desafio, especialmente para as alunas que iniciaram o curso sem experiência em bordado. No entanto, segundo Maria de Fátima, o progresso foi rápido, e em apenas uma semana, as participantes já estavam aptas a contribuir na elaboração das peças. A mestre bordadeira ressaltou a importância da aprendizagem e do compartilhamento de saberes, destacando que o bordado não só é terapêutico, mas também uma importante fonte de renda para muitas das participantes, que podem agora seguir suas carreiras no artesanato.