O Banco Central (BC) anunciou que, a partir desta sexta-feira, começará a realizar leilões diários para a rolagem de US$ 15,7 bilhões em swaps cambiais tradicionais. O valor corresponde a um total de 313.053 contratos com vencimento em 3 de fevereiro de 2025. Essa operação tem como objetivo renovar as posições em dólares que estavam programadas para vencer, mantendo o controle sobre a liquidez no mercado financeiro.
O BC esclareceu que, como é habitual, os lotes ofertados poderão ser ajustados diariamente, de acordo com as condições de demanda. Além disso, as propostas aceitas nos leilões poderão ser inferiores à quantidade inicialmente oferecida, mas o banco garante que a rolagem integral do montante de US$ 15,7 bilhões será mantida, conforme o planejado.
Os swaps cambiais tradicionais envolvem um acordo no qual o BC paga ao comprador a variação da taxa de câmbio, acrescida de juros, enquanto recebe a variação da taxa Selic. Esta operação é uma forma de injeção de dólares no mercado futuro, ajudando a administrar a estabilidade cambial e a proteger a economia contra volatilidades externas.