O Programa Água Azul, responsável por analisar a qualidade da água em diversos pontos do litoral potiguar, divulgou seu boletim semanal sobre balneabilidade. O relatório indicou que três trechos das praias e rios da região estão impróprios para o banho neste fim de semana. As áreas afetadas são o Rio Pirangi-Pium, em Parnamirim, a Praia de Ponta Negra, em Natal, e a Praia de Areia Preta, também em Natal. A avaliação foi baseada na presença de coliformes termotolerantes nas águas e na verificação de condições visuais de poluição, como esgoto lançado nas praias.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte, responsável pela análise, informou que outros 30 trechos de água monitorados estão próprios para o banho. As amostras foram coletadas em 33 pontos distribuídos entre os municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. A classificação das águas é feita de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece limites para a presença de coliformes.
O estudo realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) integra o Programa Água Azul. Além da análise microbiológica, o programa visa promover o monitoramento contínuo da qualidade da água nas praias e rios potiguares, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos banhistas e prevenir possíveis riscos à saúde pública.