A B3 está ampliando seu foco para o investidor pessoa física, tradicionalmente mais voltado para o mercado B2B. Em um evento recente, executivos da bolsa apresentaram estratégias para atender diferentes perfis de CPFs, com produtos e serviços direcionados ao consumidor final. A proposta inclui segmentar os investidores em grupos, começando pelos clientes digitais, com soluções voltadas para o Tesouro Direto, que atendem investidores com aportes menores. Para os clientes sofisticados, a bolsa planeja aprimorar a Área do Investidor, oferecendo mais funcionalidades, como ferramentas para o recolhimento de imposto de renda.
Outro foco da B3 é atender aos traders, que embora representem um segmento menor, estão em expansão. A bolsa pretende expandir seu portfólio de produtos, incluindo futuros de criptomoedas além do Bitcoin, além de commodities como o ouro, para atrair esse público. A ideia é oferecer um ambiente mais dinâmico e atrativo para os investidores com um perfil mais ativo, ampliando as opções de investimentos e fortalecendo a presença da B3 nesse segmento.
A B3 também está investindo em facilitar o acesso de investidores internacionais, criando uma estratégia para atrair pessoas físicas de fora do Brasil. A empresa busca ampliar o acesso e simplificar o processo de onboarding para tornar o mercado de capitais brasileiro mais acessível a um público global.