No domingo (22), um avião de pequeno porte caiu na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, logo após decolar do Aeroporto de Canela. A aeronave, que estava com destino a Jundiaí, em São Paulo, caiu na área urbana de Gramado, atingindo casas e uma loja na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais apontam que o tempo na região estava ruim, com nevoeiro e chuva, o que pode ter contribuído para o acidente. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a morte de pelo menos 9 ocupantes, e a aeronave estava ocupada por 10 pessoas no total.
A Infraero, responsável pelo Aeroporto de Canela, afirmou que a aeronave de prefixo PR-NDN decolou às 9h15, mas sofreu a queda fora do perímetro aeroportuário. A causa do acidente será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com a colaboração de diversas autoridades. Investigadores foram acionados para realizar a Ação Inicial no local, a fim de coletar dados e preservar evidências importantes para a apuração.
A queda causou ainda um incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar. No total, 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital devido à inalação de fumaça gerada pelo fogo. As equipes de segurança ainda realizam o trabalho de rescaldo e resgate, enquanto a Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. O local foi isolado pela Brigada Militar para garantir a segurança e o andamento das operações de resgate.