O número de vítimas fatais em pisoteamentos ocorridos durante dois eventos de caridade de Natal na Nigéria subiu de 13 para 32, conforme informou a polícia. As tragédias aconteceram em Okija, no estado de Anambra, e em Abuja, a capital do país, durante distribuições de alimentos organizadas para aliviar as dificuldades econômicas da população em meio à crise de custo de vida. Entre os mortos, estavam pelo menos quatro crianças, além de muitas outras pessoas que desmaiaram devido ao tumulto.
No evento em Okija, realizado no sábado (21), 22 pessoas perderam a vida, enquanto em Abuja, 10 pessoas morreram após uma corrida desordenada em direção a um dos portões de uma igreja. Testemunhas relataram que dezenas de pessoas, incluindo idosos, estavam na fila desde a noite anterior, na tentativa de garantir alimentos e presentes. Os incidentes evidenciam a crescente preocupação com a segurança nos eventos de caridade, que se tornaram mais frequentes devido à crise econômica no país.
Esses eventos trágicos geraram novos apelos para que as autoridades implementem medidas mais rígidas de segurança em eventos públicos e que os organizadores obtenham permissões adequadas antes da realização de ações desse tipo. A polícia anunciou que está investigando os dois incidentes, que ocorreram pouco depois de outro pisoteamento, no qual várias crianças também morreram, exacerbando o debate sobre a necessidade de um controle mais rigoroso dessas iniciativas de solidariedade.