Daniel Cardoso Leal foi nomeado para liderar a subsecretaria da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, cargo que ocupará a partir de agora. Leal, servidor de carreira do Tesouro desde 2014, substitui Otavio Ladeira, que assumirá uma posição na Organização das Nações Unidas (ONU), na Suíça. O novo responsável pela gestão da dívida pública traz uma sólida experiência no setor financeiro, tendo atuado desde 2023 como estrategista de renda fixa na BGC Liquidez e com um histórico relevante na administração da dívida pública no Tesouro Nacional.
Com uma formação em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (UNB) e um MBA em Finanças pelo Ibmec, Leal tem mais de dez anos de experiência no mercado financeiro, com foco na gestão da dívida interna e externa do país. Durante sua trajetória no Tesouro, ocupou funções de destaque, como gerente de operações e projetos e coordenador de operações da Dívida Pública. Sua atuação foi fundamental em projetos estratégicos, como o Euroclear e o Tesouro Renda+, além de negociações importantes com multilaterais e emissões de dívida externa.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou a competência técnica de Leal, reafirmando sua contribuição para a gestão pública, e fez um agradecimento especial ao trabalho de Otavio Ladeira. A BGC Liquidez, onde Leal atuava, também elogiou sua contribuição à análise de investimentos e ao suporte estratégico oferecido aos clientes institucionais. A corretora expressou sua gratidão e desejou sucesso ao novo desafio de Leal no Tesouro Nacional.