O português Artur Jorge, comandante do Botafogo, é um dos cinco finalistas ao prêmio de melhor técnico da América, concedido pelo jornal uruguaio El País. Sob sua liderança, o time carioca conquistou os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, marcando uma temporada histórica para o clube. Artur Jorge concorre com o uruguaio Diego Aguirre, que levou o Peñarol ao título nacional e às semifinais da Libertadores, e o argentino Gustavo Costas, responsável pelo título da Copa Sul-Americana do Racing, após 36 anos sem conquistas internacionais.
Além deles, a lista inclui outros dois argentinos: Lionel Scaloni, técnico da seleção nacional campeã da Copa América e líder nas Eliminatórias para a Copa de 2026, e Gustavo Alfaro, que segue invicto no comando do Paraguai. A votação que elege os finalistas contou com mais de 200 jornalistas, e pela primeira vez, nenhum treinador brasileiro figura entre os cinco melhores. O último vencedor brasileiro foi Fernando Diniz, que comandou o Fluminense à conquista da Libertadores de 2023.
No histórico do prêmio, técnicos brasileiros como Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Luiz Felipe Scolari (duas vezes) e Tite já foram laureados, assim como o português Abel Ferreira, que venceu em 2021 pelo seu trabalho no Palmeiras. Essa ausência de treinadores nacionais na disputa deste ano destaca o caráter internacional da premiação, refletindo a crescente influência de técnicos de outras nacionalidades no futebol da América do Sul.