No Campeonato Brasileiro de 2024, a virada histórica do Corinthians, que conseguiu escapar do risco de rebaixamento e garantiu uma vaga para a Libertadores, teve como um dos grandes destaques o atacante Yuri Alberto, que se consagrou artilheiro do país com 31 gols. O jogador foi fundamental para a recuperação da equipe e se destacou entre os maiores goleadores do futebol brasileiro.
Pedro, do Flamengo, surpreendeu ao terminar na segunda colocação, com 30 gols, apesar de uma lesão grave sofrida em setembro, que o deixou fora dos campos por quase três meses. Mesmo com a ausência, o atacante manteve um bom desempenho durante a temporada, garantindo seu lugar entre os artilheiros.
Na terceira colocação, três jogadores empataram com 23 gols: Pablo Vegetti, do Vasco, Juan Martín Lucero, do Fortaleza, e Anselmo Ramon, do CRB. O top 10 dos maiores goleadores do Brasil em 2024 também contou com jogadores como Gonzalo Mastriani, Erick Pulga e Flaco López, com 22 gols cada. Curiosamente, nenhum jogador do Botafogo, campeão do Brasileirão e da Copa Libertadores, figurou entre os destaques de artilharia deste ano.