Após o incêndio que destruiu a antiga estrutura do Shopping Popular em Cuiabá em julho deste ano, os comerciantes passaram cinco meses em tendas improvisadas na lateral do local. No sábado (14), foi inaugurada uma nova estrutura provisória, no estacionamento do shopping, com 600 bancas distribuídas em 216 contêineres. No entanto, a Associação dos Camelôs do Shopping Popular foi notificada pelo Corpo de Bombeiros por não possuir o Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico (ASCIP) para a nova instalação. A associação tem agora 90 dias para regularizar a situação, conforme estabelecido pela legislação estadual.
Durante a vistoria, os bombeiros confirmaram que, embora a estrutura tenha adotado algumas medidas de segurança, como hidrantes e extintores, não há um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) aprovado. O Corpo de Bombeiros emitiu um Termo de Advertência, dando prazo para que as adequações necessárias sejam feitas. Após a aprovação do projeto de segurança e novas vistorias, o alvará será concedido, permitindo o funcionamento legal da estrutura.
A nova instalação foi inspecionada por órgãos como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), que confirmaram que os comerciantes estão sendo assistidos por profissionais habilitados. A perícia do incêndio apontou que o fogo foi causado por superaquecimento elétrico em um box do shopping, e as investigações indicaram que o sistema de alarme de incêndio não funcionava corretamente na ocasião.