O Brasil foi o primeiro país a receber uma funcionalidade inédita no sistema Android, chamada “Proteção contra roubo”, que bloqueia automaticamente a tela do celular caso ele seja retirado bruscamente das mãos do usuário. Disponível para dispositivos com Android 10 ou versões superiores, o recurso utiliza inteligência artificial e sensores do aparelho, como o acelerômetro, para identificar movimentos típicos de roubo. Quando o celular detecta que foi arrancado da mão do proprietário, ele exibe uma mensagem de alerta e se bloqueia, exigindo a senha para ser reativado.
A tecnologia é capaz de detectar diferentes tipos de fuga, seja a pé, de bicicleta, moto ou até carro. Assim que o dispositivo identifica o movimento suspeito, ele bloqueia a tela e exibe uma mensagem informando sobre o possível roubo. O Google, que desenvolve o sistema, destaca que esse recurso foi criado para proteger dados e informações sensíveis, dificultando o acesso ao aparelho após o roubo.
Para ativar o “Modo ladrão”, os usuários devem acessar as configurações do celular, procurar pela opção “Proteção contra roubo” e ativar o bloqueio automático. Além disso, há a possibilidade de habilitar o “Bloqueio de dispositivo off-line”, que bloqueia o aparelho caso o criminoso desligue as redes móveis ou o Wi-Fi. O Google também recomenda que o celular esteja desbloqueado para que a funcionalidade funcione corretamente.