A desembargadora Ana Paula Lockmann tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) na noite de quinta-feira (5), em Campinas. Ela se torna a quarta mulher a assumir a liderança do tribunal, que é responsável pela administração da Justiça do Trabalho em 599 municípios do interior e litoral de São Paulo, além de ser o segundo maior do Brasil em número de processos. O TRT-15 conta atualmente com 153 varas do trabalho, 55 desembargadores, 371 juízes e mais de 3 mil servidores.
Na mesma cerimônia, também foram empossados os novos vice-presidentes, corregedores, ouvidores e diretores da escola judicial, formando a nova gestão para o biênio 2024-2026. A mudança no comando do tribunal ocorre em um momento de desafios, especialmente com a recomendação da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, que em vistoria recente identificou o descumprimento de algumas normas e a necessidade de aprimoramento na eficiência dos processos, tanto na primeira quanto na segunda instância.
O TRT-15 é reconhecido por sua eficiência, mas enfrenta um grande déficit de servidores, estimado em mil profissionais, o que tem gerado sobrecarga para os que já atuam na instituição. O então presidente, desembargador Samuel Hugo Lima, destacou que, apesar da alta demanda, os servidores têm trabalhado com empenho para atender à grande quantidade de processos. A nova presidência terá o desafio de resolver essa carência de pessoal e promover melhorias contínuas na gestão administrativa do tribunal.