Álvaro Urt (PSDB) foi o candidato mais votado nas eleições de 2024 para prefeito de Bandeirantes (MS), com 38,45% dos votos válidos no primeiro turno. No entanto, sua posse foi suspensa devido ao indeferimento de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Urt, que havia sido cassado pela Câmara de Vereadores em 2020 e se tornado inelegível por oito anos, recorre da decisão e busca assumir o cargo. A situação ainda está sendo discutida no TSE, com um novo julgamento agendado para fevereiro de 2025. Enquanto a questão não é resolvida, o presidente da Câmara de Vereadores assumirá temporariamente a prefeitura.
A vice-prefeita eleita, Tatiane Miyasato (MDB), também está na expectativa de assumir o cargo, mas a situação ainda depende da definição do TSE. A eleição de Bandeirantes, que elegeu 9 vereadores, também trouxe um cenário de expectativas, pois há a possibilidade de alguns vereadores assumirem cargos na administração municipal, com suplentes assumindo suas vagas.
A função do prefeito inclui a gestão de recursos estaduais e federais, além da administração de áreas como saúde, educação, transporte e saneamento básico. Em conjunto com a Câmara de Vereadores, o prefeito também é responsável pela criação de políticas públicas e pela fiscalização do uso de recursos públicos. Os vereadores têm o papel de elaborar e propor leis, bem como fiscalizar o Executivo, sendo uma peça essencial para o bom funcionamento do município.