O Distrito Federal está em alerta amarelo desde segunda-feira (23) devido à previsão de chuvas intensas, que devem persistir até a manhã de quinta-feira (25). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h, com um total de até 50 mm por dia, além de ventos fortes, que variam entre 40 e 60 km/h. A previsão também aponta para riscos de alagamentos, queda de galhos e interrupção de energia elétrica, além de trovoadas e possibilidade de granizo.
A meteorologista Andrea Ramos explica que a combinação de calor e alta umidade favorece o cenário de chuvas, que é típico da estação. A previsão para o dia de Natal (25) é de temperaturas entre 18 e 30 ºC, com condições favoráveis para pancadas de chuvas e rajadas de vento. A chegada do verão, oficialmente iniciada no sábado (21), traz consigo um aumento nas temperaturas e um padrão climático com chuvas acima da média, associadas a períodos de calor e umidade elevada.
Com o início do verão, que vai até 20 de março, o cenário climático será influenciado pela presença de um fenômeno La Ninã, de curta duração e forte intensidade, que deve trazer mais precipitações. De acordo com especialistas, essa estação não deverá ser marcada por grandes ondas de calor, mas sim por um clima instável, com variação de temperaturas e chuvas frequentes, características típicas da estação mais quente do ano.