Na última quinta-feira (5), agricultores na Bélgica realizaram protestos bloqueando várias passagens de fronteira no sul, leste e norte do país. O principal motivo foi a oposição ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Em Hensies, uma cidade perto da fronteira com a França, dezenas de agricultores bloquearam a rodovia E19, com apoio de outros manifestantes que chegavam para revezar. Além disso, outros bloqueios ocorreram perto das fronteiras com a Alemanha e a Holanda.
O acordo comercial entre os dois blocos está em sua fase final, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitando o Uruguai para consolidar os termos do entendimento. O Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, pretende anunciar o acordo durante uma reunião em Montevidéu. A medida visa reduzir tarifas e promover uma maior integração econômica, sendo considerada uma das maiores negociações da União Europeia em termos de comércio.
No entanto, a proposta tem gerado forte resistência entre os agricultores europeus, que alegam que o acordo pode resultar na importação de commodities sul-americanas, como carne bovina, que não atenderiam aos mesmos padrões ambientais e de segurança alimentar da União Europeia. A oposição ao acordo é especialmente expressiva em países como a França, onde os agricultores destacam os impactos negativos sobre a agricultura local.