Agentes de segurança da Base Fluvial Antônio Lemos, em Breves, no Marajó, realizaram a apreensão de uma carga ilegal de madeira que estava sendo transportada para o município de Moju, no nordeste do Pará. A ação ocorreu na madrugada de sábado (7), como parte da operação Protetor das Fronteiras e Divisas, com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). A carga, que estava sendo transportada por embarcação, foi abordada para verificação da documentação.
Durante a fiscalização, foram encontradas irregularidades nas notas fiscais que acompanhavam a carga. A documentação estava vencida e indicava que a madeira já havia sido entregue ao destinatário, mas a carga ainda estava em trânsito. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (Segup), a quantidade de madeira registrada na nota fiscal era de 319,663 m³, mas a verificação será realizada por técnicos em Belém, onde a Delegacia Fluvial irá dar continuidade aos procedimentos.
O coronel José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial, destacou a importância das fiscalizações nas operações para garantir a segurança nos rios do estado e combater atividades ilegais, como o transporte de madeira sem a devida regularização. A apreensão é parte de um esforço contínuo para combater crimes ambientais e fortalecer o controle sobre as fronteiras e divisas do Pará.