A adaptação da obra “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez estreou na Netflix na quarta-feira (11), em formato de série. A produção, que possui oito episódios na primeira parte e contará com 16 no total, é a primeira adaptação autorizada da obra para um formato audiovisual. Publicado em 1967, o livro nunca havia sido transformado em filme ou série, e a Netflix, com o apoio da família do autor, conseguiu realizar essa adaptação.
A série foi criada com a condição de que todos os episódios necessários fossem usados para contar a história da família Buendía, que abrange várias gerações. A produção também exigiu que fosse filmada na Colômbia, em espanhol, com grande parte da equipe composta por colombianos e latino-americanos. Para criar o universo de Macondo, a equipe percorreu 11 cidades e 32 vilarejos no país, em busca de locais que pudessem dar vida à cidade fictícia, e também realizou uma chamada aberta para o elenco, recrutando tanto atores experientes quanto novatos.
A escolha do elenco foi um dos destaques da produção, que analisou cerca de 10 mil perfis para selecionar os atores, priorizando a autenticidade colombiana. Além dos 30 membros da família Buendía, foram escalados 80 coadjuvantes. A produção também fez diversas convocatórias de figurantes e dublês, incluindo cerca de 10 mil participações até o final da primeira parte. A série busca refletir a diversidade cultural, racial e étnica da Colômbia, e promete expandir a narrativa do aclamado romance para o público global.