A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou um acordo no valor de R$ 575 milhões que encerra as dívidas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da antiga companhia aérea Varig. O pagamento será feito à vista e impactará diretamente mais de 15 mil ex-funcionários da empresa, encerrando um longo processo judicial relacionado às obrigações trabalhistas da massa falida da companhia.
O acordo é uma extensão de um acerto firmado em março deste ano, no qual a União foi condenada a pagar R$ 4,7 bilhões à massa falida da Varig. Esse valor foi definido como indenização pelos prejuízos causados pela política tarifária de 1985 a 1992, durante o Plano Cruzado, que congelou os preços das passagens aéreas, impactando diretamente a sustentabilidade financeira da empresa.
Os precatórios judiciais já foram expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal e o pagamento será realizado ao longo de 2025. Com essa resolução, espera-se que os beneficiários recebam os valores devidos, marcando o desfecho de um processo que se arrastava por décadas, trazendo alívio para milhares de ex-trabalhadores.