A ex-ministra da Agricultura e atual senadora Tereza Cristina (PP-MS) demonstrou otimismo com o avanço do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), após o anúncio de sua conclusão definitiva durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. A senadora afirmou que o Senado está pronto para analisar os detalhes das negociações de 2023, destacando que, apesar de o acordo ter sido inicialmente fechado em 2019, ele não havia avançado devido a entraves nas fases seguintes.
O tratado, que inclui uma série de disposições comerciais e agrícolas, ainda precisa ser traduzido, revisado juridicamente, assinado e ratificado pelos Parlamentos do Mercosul e da União Europeia. Segundo o Ministério da Agricultura, os textos acordados serão divulgados nos próximos dias. Tereza Cristina, que participou ativamente das negociações do capítulo agrícola em 2019, destacou que o acordo é benéfico tanto para a Europa quanto para os países do Mercosul, sem comprometer os padrões de qualidade alimentar.
A senadora também mencionou uma declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que considerou o acordo uma vitória para a Europa. Em sua fala, Tereza Cristina enfatizou que o tratado é resultado de um esforço de anos e que o protecionismo verde foi um dos principais obstáculos para seu progresso até agora, embora os benefícios mútuos do acordo tenham sido reconhecidos desde o fechamento da parte comercial, em Bruxelas.