O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a importância histórica do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, celebrado no dia 6 de dezembro, após 25 anos de negociações. Durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, Fávaro ressaltou a contribuição do presidente Lula para a conclusão do tratado, que abre novas oportunidades para a agropecuária brasileira.
O acordo prevê a eliminação de tarifas para produtos brasileiros, como frutas e café, e cotas com tarifas reduzidas para itens como açúcar, carne de frango, carne bovina e etanol. Fávaro acredita que a implementação do tratado trará mais liberdade comercial para o Brasil, permitindo o acesso a mercados importantes, como o europeu, e fortalecendo o setor agropecuário.
Embora o tratado tenha sido formalizado, ainda será necessário traduzi-lo, revisá-lo juridicamente e submetê-lo à ratificação pelos Parlamentos dos países do Mercosul e da União Europeia. Com isso, espera-se que, nos próximos meses, o acordo gere benefícios significativos para a economia brasileira e do Mercosul, proporcionando um impulso ao comércio internacional e à competitividade do país no setor agrícola.