As ações do GPA (PCAR3) apresentaram alta significativa nesta segunda-feira após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, na última sexta-feira, a aquisição da rede de supermercados Dia no Brasil pelo fundo Arila, liderado pelo empresário Nelson Tanure. A aprovação reacendeu discussões sobre uma possível fusão entre as redes Dia e GPA, que pode ser proposta dependendo da aprovação regulatória, segundo fontes do mercado.
Tanure, que recentemente adquiriu cerca de 9% das ações do GPA e também está em conversações para comprar ações do grupo francês Casino, estaria avaliando a possibilidade de integrar as operações das duas redes. A aprovação do Cade para a transação entre o fundo Arila e o Dia foi vista positivamente pelo mercado, refletindo nas cotações das ações do GPA, que registraram um dos maiores aumentos percentuais do dia, acompanhando a tendência de alta do Ibovespa.
Analistas do JPMorgan destacam que, do ponto de vista operacional, uma fusão entre o GPA e o Dia poderia ser vantajosa, uma vez que as duas redes operam em segmentos complementares do mercado varejista. Embora o movimento ainda dependa de novas autorizações regulatórias, a movimentação de Tanure e sua estratégia de aquisição de participações têm gerado especulações sobre o futuro das duas empresas no Brasil.