As ações da Ambipar (AMBP3) sofreram uma forte queda nesta sexta-feira, com perdas acumuladas de quase 50% na semana, após atingirem um pico histórico de 268,51 reais na sexta-feira anterior. A empresa, que atua no setor de gestão ambiental, teve seu desempenho revisado por analistas do Bradesco BBI, que cortaram a recomendação da ação de “neutra” para “underperform”, além de reduzir o preço-alvo para 120 reais até o final de 2025. Apesar de bons resultados no terceiro trimestre, com crescimento de 15,2% no Ebitda e aumento de 25,4% na receita líquida, os analistas consideraram que o processo de recuperação da empresa precisa ser mais robusto para justificar uma avaliação mais positiva.
O Bradesco BBI destacou que, embora os lucros recentes mostrem que a recuperação pode gerar valor aos acionistas, é prematuro afirmar que o ritmo do crescimento será suficiente para sustentar a valorização das ações. Além disso, fatores como o aumento do custo de capital no Brasil e as novas premissas macroeconômicas contribuíram para a revisão do valuation da Ambipar. Com isso, a ação entrou em uma fase de queda, chegando a cair 15,74% nesta sexta-feira, registrando um dos piores desempenhos do índice Small Caps.
Por outro lado, os analistas do Itaú BBA também revisaram a recomendação para a ação, destacando que a empresa fez mudanças na alta administração e aprimorou a divulgação de dados operacionais. A Ambipar tem se concentrado em melhorar a gestão de passivos e a estrutura de M&A, o que pode resultar em benefícios no futuro, mas que ainda requer mais análise para ser totalmente incorporado nas projeções de desempenho.