Um grave acidente ocorrido na madrugada de sábado, 21 de dezembro, na BR-116, no município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, resultou na morte de pelo menos 39 pessoas. O incidente envolveu um ônibus da empresa Emtram, uma carreta carregada de pedras e um carro de passeio, na altura do km 286, próximo à comunidade da Lajinha. O impacto de um bloco de granito que se soltou da carreta atingiu o ônibus que seguia no sentido contrário. A colisão foi seguida de uma forte explosão e incêndio no veículo de passageiros, deixando 39 mortos entre os 45 ocupantes.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do ônibus, o acidente também envolveu uma carreta e um carro de passeio, que colidiu na traseira da carreta. A carreta, que transportava pedras de granito, aparentemente perdeu um bloco grande, que se desprendeu e atingiu o coletivo. O fogo que se seguiu ao impacto complicou ainda mais a situação, dificultando o resgate das vítimas. Seis pessoas conseguiram sobreviver ao acidente, sendo cinco delas hospitalizadas com lesões graves.
Este trágico evento é um dos mais graves envolvendo ônibus nos últimos anos no Brasil, ocupando o terceiro lugar entre os acidentes mais letais das duas últimas décadas. O pior desastre registrado, em março de 2015, resultou em 51 mortes, enquanto outros acidentes envolvendo ônibus e carreta ao longo dos anos têm causado diversas vítimas. Autoridades locais continuam investigando as causas do acidente e prestando apoio às famílias das vítimas e aos sobreviventes.