Na manhã desta segunda-feira (23/12), a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul concluiu o trabalho de remoção dos corpos de vítimas de um acidente aéreo ocorrido no centro de Gramado, na serra gaúcha. O acidente envolveu um avião bimotor turboélice que caiu no domingo (22), por volta das 9h. Dez pessoas, todas passageiras da aeronave, faleceram, incluindo o piloto. Outras duas pessoas, que sofreram queimaduras graves, foram transferidas para hospitais em Porto Alegre.
Entre os mortos estavam os familiares do piloto, incluindo sua esposa, filhos, sogra e outros passageiros. Além das vítimas fatais, pelo menos 17 pessoas que estavam nas proximidades do local da queda foram encaminhadas ao Hospital de Gramado, a maioria por inalar fumaça. Duas mulheres, que sofreram queimaduras em 30% e 43% de seus corpos, encontram-se em estado grave e estão internadas em UTIs especializadas em queimados em Porto Alegre.
O processo de identificação das vítimas continua com exames de DNA e odontológicos, uma vez que a força do impacto e do incêndio dificultou a identificação imediata. A causa do acidente está sendo investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), que também realiza a análise dos danos causados pelo incêndio, que teve início após a queda da aeronave em uma área comercial. O trabalho de perícia seguiu até a madrugada, com a coleta de peças importantes para as investigações.