A taxa de abstenção na segunda fase do vestibular da Fuvest 2025, que dá acesso à USP, foi de 7,12% nesta segunda-feira (16). De um total de 30.381 candidatos convocados para a segunda etapa, 2.163 não compareceram aos locais de prova. Este índice é um pouco superior ao observado no domingo (15), quando a abstenção foi de 6,22%. As cidades com menor taxa de faltas foram Limeira (4,35%), Pirassununga (4,59%) e Guarulhos (4,82%).
O domingo marcou o primeiro dia de provas, com a aplicação da prova de português, que trouxe questões sobre temas atuais como o impacto da inteligência artificial, empregabilidade e reciclagem, além de abordar cinco das nove obras de leitura obrigatória. A redação teve como tema “As relações sociais por meio da solidariedade”, o que gerou diferentes reações entre os estudantes, com alguns considerando o assunto fácil e outros apontando dificuldades para desenvolvê-lo.
Já nesta segunda-feira, os candidatos realizaram provas específicas, que variam conforme o curso desejado. Por exemplo, aqueles que concorrem a vagas em Direito responderam questões de geografia, história e matemática. Além disso, a Fuvest 2025 tem se destacado por iniciativas como a ampliação das monitorias de matemática em escolas públicas, previstas para o próximo ano.