A partir das 8h de quarta-feira (4), o abastecimento de água será interrompido em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e em outras cinco cidades do estado. A medida afetará mais de 700 mil pessoas que vivem em Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Santanópolis e Tanquinho. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) explicou que a suspensão é necessária para a instalação de novos equipamentos no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana, visando à ampliação do serviço.
Os serviços de abastecimento devem ser retomados por volta das 16h do mesmo dia, com uma normalização gradual. No entanto, moradores de áreas mais altas e distantes das redes distribuidoras podem enfrentar a falta de água por até 48 horas após o término dos trabalhos. Durante este período, a Embasa orienta que os cidadãos economizem água dos reservatórios domiciliares, evitando o desperdício e priorizando o uso para necessidades essenciais.
A interrupção do fornecimento de água ocorre em um momento crítico para os moradores dessas cidades, que devem planejar o uso de água com antecedência, uma vez que a normalização do sistema dependerá do tempo necessário para encher novamente as tubulações e reservatórios.