A Rádio MEC anunciou os vencedores da 21ª edição do Prêmio Rádio MEC, evento realizado na última quarta-feira (4). Desde os anos 1960, o prêmio tem valorizado compositores e intérpretes de música clássica, instrumental e voltada para a infância, além de premiar produções radiofônicas. Em 2024, o evento recebeu 470 inscrições de composições de diversas regiões do Brasil e, pela primeira vez, abriu inscrições para programas de rádio, com o objetivo de democratizar o acesso à grade da emissora e expandir o repertório musical.
Na cerimônia, foram entregues nove prêmios em categorias como música para a infância, música instrumental e música clássica, tanto para as melhores composições quanto para os melhores intérpretes. O evento contou com apresentações musicais e homenageou o maestro Isaac Karabtchevsky pelos seus 90 anos. Além disso, a votação popular também teve um papel importante na escolha das obras mais votadas nas categorias mencionadas.
A premiação contemplou tanto compositores quanto intérpretes, com destaque para as músicas “Criança é passarim”, “Rendeira” e “Teotihuacan Para Orquestra”, que foram premiadas nas respectivas categorias. Também foram reconhecidos os melhores programas de rádio nas áreas de música para a infância, instrumental e clássica, com destaque para “Programa Maritaca”, “Sala Vip Brasil Instrumental” e “PAUTA MUSICAL – Um Passeio pela Magia da Música Erudita”.