A Zamp, empresa que controla as redes de fast food Burger King e Popeyes no Brasil, concluiu recentemente a aquisição da Starbucks no país e pretende retomar a expansão da marca de cafeterias em 2025. A Starbucks enfrentou dificuldades financeiras nos últimos anos, incluindo o fechamento de mais de 50 lojas no Brasil devido a problemas relacionados à holding South Rock, sua operadora local, que entrou em recuperação judicial. A compra foi finalizada por R$ 120 milhões, mas ainda existem pendências regulatórias a serem resolvidas antes da plena operação sob a Zamp.
Segundo Leonardo Yamamoto, diretor executivo da Mubadala Capital, gestora dona da Zamp, o objetivo da aquisição é aproveitar o grande potencial de mercado da Starbucks no Brasil, que, apesar das dificuldades, continua sendo uma marca relevante no setor de alimentação. A Mubadala tem investido em empresas brasileiras que estão passando por momentos difíceis, como é o caso de muitas marcas que enfrentaram os efeitos da pandemia e o aumento da taxa de juros, o que aumentou a pressão financeira sobre elas.
Além da Starbucks, a Zamp também segue expandindo as operações do Burger King e Popeyes, e recentemente adquiriu a operação da Subway no Brasil. O foco da Mubadala Capital é investir em ativos que atravessam períodos de instabilidade, buscando oportunidades em setores como alimentação e infraestrutura, que se destacam devido a suas necessidades de capital e ao impacto da crise econômica. Yamamoto acredita que, apesar da digitalização crescente do varejo, o setor de alimentação continuará atraindo consumidores para estabelecimentos físicos, criando um cenário favorável para novos investimentos.