A Volkswagen anunciou que irá contratar 260 pessoas para a produção de seu novo SUV, o Volkswagen Tera, que será fabricado em Taubaté, SP. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da região, o processo seletivo será concluído até abril de 2025. A seleção será dividida entre 56 vagas para candidatos de processos seletivos anteriores, 30 vagas para alunos do Senai, e 174 vagas que serão preenchidas com base em indicações dos trabalhadores da fábrica, com uma distribuição de 60% para homens e 40% para mulheres.
O Volkswagen Tera é um modelo desenvolvido 100% no Brasil e integrará a linha de SUVs da marca a partir de 2025. O nome foi escolhido por seguir a tradição de veículos da Volkswagen com a letra “T”, como o T-Cross e o Tiguan. Em novembro, o modelo camuflado foi flagrado em testes nas ruas de Taubaté, gerando expectativa sobre seu lançamento. A montadora também apresentou alguns detalhes do SUV no Rock in Rio deste ano.
A fábrica de Taubaté, que já produz o Polo Track e o Novo Polo, será a responsável pela fabricação do novo modelo. A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 13 bilhões em suas unidades de São Paulo, com foco na produção de veículos eletrificados e híbridos. O novo modelo será construído sobre a plataforma MQB Hybrid, uma evolução da plataforma utilizada em outros modelos da marca, permitindo a exploração de tecnologias híbridas e de descarbonização.