A vitória do CRB sobre o Santos, por 2 a 0, neste domingo (17), na Vila Belmiro, garantiu o rebaixamento de Ponte Preta e Ituano para a Série C de 2025, enquanto também definiu a queda de Brusque e Guarani. Com o resultado, o time alagoano chegou a 42 pontos, o suficiente para se distanciar dos times na zona de rebaixamento, consolidando sua permanência na Série B. Este cenário matematicamente confirmou que os quatro clubes não continuarão na segunda divisão no próximo ano.
Com os rebaixamentos definidos, o foco agora se volta para a luta pelo acesso à Série A, com a 38ª e última rodada da Série B ainda aberta. O Santos já está garantido na elite do futebol brasileiro, mas a disputa pelas últimas vagas continua intensa. O Ceará, que está fora do G4 com 60 pontos, tem chance de ultrapassar o Sport, 4º colocado, caso vença seu jogo contra o América-MG, nesta segunda-feira (18). Caso o Ceará vença, a última rodada será decisiva para os times na disputa pelo acesso.
Se o Ceará perder, os times de Mirassol e Novorizontino, atuais 2º e 3º lugares, estarão garantidos na Série A pela primeira vez em sua história. A reta final da Série B promete grande emoção, com cinco clubes brigando por três vagas na elite, enquanto a definição dos rebaixados já está confirmada. O campeonato se aproxima de sua conclusão com cenários ainda indefinidos no topo da tabela.