Neste domingo (17), 3.840 estudantes da região de Piracicaba (SP) participaram da primeira fase do vestibular 2025 da Universidade de São Paulo (USP), aplicada pela Fundação para o Vestibular (Fuvest). A prova, composta por 90 questões de múltipla escolha, gerou diferentes reações entre os candidatos, com destaque para os desafios nas disciplinas de literatura e química. Alguns alunos relataram surpresa com a variedade de conteúdos cobrados em literatura, que este ano abordou obras distintas, enquanto outros acharam as questões de química mais acessíveis, especialmente os tópicos sobre estequiometria.
Entre os relatos dos candidatos, a prova de literatura foi apontada como uma mudança em relação aos anos anteriores, com textos mais longos e diversificados. Além disso, as questões de matemática e física também foram consideradas difíceis por alguns, enquanto outras disciplinas, como geografia, foram descritas como mais tranquilas por aqueles que possuem mais facilidade na área. A concorrência no vestibular da Fuvest continua alta, especialmente em cursos como Medicina, que registraram uma relação de 96,5 candidatos por vaga.
A segunda fase do exame ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, e os candidatos também deverão enfrentar provas de habilidades específicas para algumas carreiras, entre 9 de dezembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025. O resultado final da Fuvest 2025 será divulgado em 24 de janeiro de 2025. O vestibular de 2025 segue a tendência dos anos anteriores, com os cursos da área de saúde sendo os mais concorridos, refletindo o crescente interesse pela área de bem-estar e saúde mental no mercado de trabalho.