O vereador Raimundo Júnior (MDB) assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, localizada na região do Cariri, Ceará, após decisão judicial que afastou o então presidente, Capitão Vieira Neto (MDB). A decisão judicial, divulgada na terça-feira (5), motivou a mudança na liderança da Casa Legislativa, embora a primeira sessão sob o comando de Raimundo tenha sido cancelada devido à falta de quórum. Apenas sete dos 21 vereadores compareceram à plenária.
Esta é a segunda vez que Raimundo Júnior assume a presidência da Câmara de forma temporária, sendo ele o 1º vice-presidente. Anteriormente, ele já havia assumido o cargo após o falecimento da vereadora Yanne Brena. Em meio à instabilidade política, o assessor jurídico da Câmara, Erivaldo Oliveira, afirmou que aguardará uma nova decisão judicial que poderá determinar a realização de uma nova eleição para a presidência, considerando que o processo está judicializado desde março do ano passado.
A situação ocorre em meio a acusações de interferência política. Capitão Vieira Neto alegou que seu afastamento foi motivado por denúncias feitas contra a gestão municipal, especialmente sobre um suposto déficit de R$ 80 milhões no fundo previdenciário PREVIJUNO. Segundo ele, após trazer à tona essas questões, sofreu oposição da administração local. A Prefeitura de Juazeiro do Norte foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até a publicação da reportagem.