Em outubro, o Brasil registrou a venda de 264,9 mil veículos, o maior volume para o mês nos últimos dez anos, com um aumento de 21,7% em relação a outubro do ano anterior. O número, que inclui automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus, representa uma recuperação significativa no setor automotivo, que não atingia volumes tão elevados desde dezembro de 2014, quando foram vendidos mais de 370 mil veículos.
A alta nas vendas também reflete um aumento de 12,1% em comparação a setembro deste ano. No acumulado de 2023, o crescimento nas vendas de veículos zero quilômetro é de 15%, totalizando 2,12 milhões de unidades licenciadas entre janeiro e outubro. Fatores como melhores condições de crédito, um mercado de trabalho aquecido e a renovação de frotas pelas locadoras têm impulsionado essa retomada do setor.
A oferta de crédito, com uma taxa de aprovação de propostas de financiamento de 75%, continua a estimular o mercado de automóveis e comerciais leves. A expectativa para 2024 também é otimista: a Fenabrave projeta um crescimento de 15,1% nas vendas, o que sinaliza uma continuidade da recuperação e um ambiente econômico mais favorável para o setor automotivo.