O lateral-direito Vanderson, do Monaco, não poderá atuar na partida entre Brasil e Uruguai, válida pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, marcada para a próxima terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ele recebeu o segundo cartão amarelo na vitória contra a Venezuela, nesta quinta-feira (14), o que resultou em sua suspensão automática para o próximo jogo.
Vanderson vinha se destacando como titular da Seleção Brasileira, especialmente após sua boa atuação na vitória contra o Peru, por 4 a 0, em outubro. Com sua ausência, Danilo, veterano de 33 anos e com 64 partidas pela Seleção, deverá retornar à posição de titular. Além disso, há a possibilidade de o técnico Dorival Júnior convocar outro lateral-direito para compor o elenco para o confronto em Salvador.
Outros jogadores da Seleção também são dúvidas para a próxima partida. O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, e o volante André, do Wolverhampton, estão se recuperando de lesões e não estiveram no banco contra a Venezuela. A expectativa é de que ambos estejam disponíveis para o confronto contra o Uruguai, e os treinos da equipe ocorrerão no estádio Barradão, em Salvador, a partir desta sexta-feira (15).