A Prefeitura de Bragança Paulista (SP) intensificou a campanha de vacinação contra a febre amarela devido à confirmação da morte de um macaco infectado pelo vírus da doença, no bairro Biriçá. A vacinação está sendo realizada de forma domiciliar na zona rural e também por meio de um ônibus da Secretaria de Saúde que percorre os bairros da cidade. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal, que atualmente se encontra em 81,78%, abaixo da meta de 95% para o público-alvo.
Na zona rural, a vacina é oferecida a crianças a partir de 6 meses, idosos acima de 60 anos, gestantes e mulheres que amamentam crianças de até 6 meses. Para a população urbana, a vacina é disponível a partir dos 9 meses de idade. As pessoas que ainda não foram vacinadas devem procurar as unidades de saúde, levando a carteirinha de vacinação e um documento de identificação, conforme orientado pela chefe da vigilância epidemiológica do município.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta a população sobre o manejo de animais mortos, recomendando que não sejam tocados e que a Vigilância em Zoonoses seja contatada pelo telefone ou e-mail disponibilizados. A vacina contra a febre amarela está disponível nas 29 unidades de saúde de Bragança Paulista, com algumas funcionando até às 21 horas, para facilitar o acesso da população.