A vacinação contra a gripe em Manaus seguirá com foco nos grupos prioritários até o dia 22 de novembro, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Entre os grupos prioritários estão crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais da saúde, entre outros. Após o dia 25 de novembro, a campanha será ampliada para toda a população acima de 6 meses, com doses disponíveis nas unidades de saúde, desde que haja estoque.
Até a data de 14 de novembro, a cobertura vacinal na cidade atingiu 35,39%, um índice abaixo da meta de 90%. A Semsa destaca que, embora a vacinação para os grupos prioritários continue até o final de janeiro de 2024, não haverá mais reserva de doses após o dia 25 de novembro. A campanha tem como objetivo aumentar a imunização e reduzir os riscos de propagação da gripe, que pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas mais vulneráveis.
A vacinação está disponível em mais de 160 salas de vacinação em Manaus, com horários estendidos em várias unidades, funcionando até às 20h em dias úteis e até às 12h aos sábados. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e o Cartão Nacional de Saúde (CNS). A Semsa também alerta que a imunização é uma medida fundamental para proteger a população contra a gripe, especialmente em um cenário com risco de surtos e aumento de casos graves.