O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o uso da Verificação em Duas Etapas (2FA) nas contas gov.br aumentou 65% entre janeiro e outubro de 2024, atingindo 13,6 milhões de usuários, em comparação com 8,2 milhões no início do ano. Essa ferramenta é fundamental para evitar golpes e fraudes durante o acesso à conta digital do governo federal, que oferece 4.300 serviços a 162 milhões de usuários. A partir de fevereiro, a autenticação foi simplificada, eliminando o envio de notificações push para aqueles que já ativaram a verificação.
A plataforma gov.br também oferece outros mecanismos de segurança, como a Gestão de Dispositivos, que permite ao usuário escolher quais equipamentos podem acessar sua conta e notifica quando um novo dispositivo tenta realizar login. Além disso, os usuários são avisados por e-mail quando o nível de segurança da conta é alterado. As contas são divididas em níveis de segurança: bronze, prata e ouro, com as duas últimas exigindo reconhecimento facial e oferecendo mais funcionalidades de proteção.
Para acessar a conta gov.br, é necessário baixar o aplicativo e realizar um cadastro inicial que garante o nível bronze. O aumento para o nível prata pode ser feito por meio de biometria facial com a CNH, login bancário em uma das 14 instituições financeiras credenciadas, ou para servidores públicos federais. Já o nível ouro exige reconhecimento facial vinculado aos dados da Justiça Eleitoral, uso de QR Code da Carteira de Identidade Nacional, ou um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.