A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicará a primeira fase do vestibular 2025 nesta sexta-feira, 15 de novembro, com 6.218 candidatos inscritos. As provas serão realizadas nas cidades de Franca, Ribeirão Preto e Jaboticabal, em São Paulo. A avaliação consistirá em 90 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. A duração da prova será de cinco horas, e os candidatos deverão levar caneta preta, régua transparente e um documento de identidade com foto. A entrada será permitida a partir das 13h, e a saída só poderá ocorrer após as 17h.
Os principais cursos com maior concorrência nos campi de Franca e Jaboticabal são Direito e Administração, com destaque para o curso de Direito, que concentra uma das maiores disputas. Em Franca, são oferecidas 369 vagas, enquanto em Jaboticabal, são 252 vagas em diferentes áreas, incluindo Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia. Para verificar o local de prova, os candidatos devem acessar a área do candidato no site da Vunesp. É recomendado que os participantes se familiarizem com o endereço antes do dia da prova para evitar imprevistos.
A divulgação dos aprovados para a segunda fase ocorrerá no dia 2 de dezembro, e a aplicação dessa fase será nos dias 8 e 9 de dezembro. A lista geral de classificação será publicada em 31 de janeiro de 2025. A Unesp também informa que a redução de 1,7% no número de inscritos em comparação ao ano anterior não deve impactar significativamente o processo seletivo. A instituição segue com a realização do vestibular com as orientações tradicionais de segurança e organização.