Os brasileiros terão uma última oportunidade em 2024 para observar uma superlua nesta sexta-feira, 15 de novembro, se o tempo permitir. De acordo com o Observatório Nacional (ON), a Lua Cheia atingirá seu ponto máximo às 18h28, no horário de Brasília. Embora o termo “superlua” não tenha um fundamento científico, ele é utilizado popularmente para descrever o fenômeno quando a Lua parece maior e mais brilhante devido à sua proximidade com a Terra, no momento em que atinge o perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita.
Neste evento, a Lua estará a aproximadamente 361.867 quilômetros de distância do nosso planeta, comparado à média de 384.400 km. Este será o quarto evento de superlua em 2024, após as ocorrências anteriores em agosto, setembro e outubro. A maior superlua do ano aconteceu em outubro, quando o satélite natural esteve a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, um valor que foi registrado a menos de 12 horas do perigeu.
Em 2025, haverá três superluas, sendo que apenas duas delas acontecerão quando a Lua estiver a menos de 360.000 km da Terra. A maior delas ocorrerá em 5 de novembro do próximo ano. A observação de superluas sempre depende das condições meteorológicas, o que torna a visualização do fenômeno uma experiência incerta, mas aguardada por muitos.