Donald Trump foi declarado vencedor no estado da Carolina do Norte nas eleições presidenciais de 2024, segundo projeções da Associated Press divulgadas nesta terça-feira. Este é um dos estados considerados chave para a decisão final, com 16 delegados no Colégio Eleitoral, dos 270 necessários para assegurar a vitória na corrida presidencial. Em 2016 e 2020, Trump também venceu no estado, mantendo uma forte base de apoio na região.
A Carolina do Norte vinha mostrando uma leve vantagem para Trump nas pesquisas recentes, que indicavam uma pequena margem sobre Kamala Harris, a candidata adversária. No entanto, devido à margem de erro, ambos estavam tecnicamente empatados. Algumas pesquisas apontaram, nos dias que antecederam a eleição, uma possível recuperação de Kamala, sugerindo uma leve tendência de crescimento para a candidata no estado, mas que não se concretizou no resultado final projetado.
Enquanto a contagem de votos ainda prossegue em outros seis estados decisivos – Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Nevada, Arizona e Geórgia – a atenção segue voltada para essas regiões, onde a apuração será fundamental para definir o próximo presidente dos Estados Unidos.