No Dia da Proclamação da República, feriado nacional, o Aterro do Flamengo terá restrições significativas devido ao evento do G20, com a Avenida Infante Dom Henrique bloqueada em ambos os sentidos, inclusive para pedestres. O fechamento começa às 7h, com treinamento das forças de segurança, e deverá ser liberado até o meio-dia. Entre os dias 17 e 20 de novembro, a área de lazer do Aterro permanecerá fechada, e a circulação será restrita exclusivamente às delegações, que utilizarão veículos oficiais e batedores. Além disso, 35 pontos de bloqueio serão instalados na região, impactando até mesmo os pedestres que desejam acessar as praias próximas.
Durante o G20, a cidade do Rio de Janeiro também verá mudanças significativas nas áreas de lazer da orla, com o fechamento de pistas para pedestres entre o Leblon e Copacabana. Embora o trânsito nessas vias siga normal, o estacionamento próximo a hotéis será proibido, visando garantir o acesso às delegações. Outras áreas da cidade, como o Complexo Mauá, na Zona Portuária, também sofrerão alterações, com controles rigorosos de segurança e acesso, além do fechamento temporário de três estações do VLT entre os dias 14 e 16 de novembro.
A cidade terá um “megaferiadão” de seis dias, com o objetivo de reduzir a circulação durante a realização do G20. Durante esse período, estabelecimentos como comércio de rua, bares, restaurantes, cinemas e pontos turísticos estarão fechados. O objetivo é facilitar o trânsito dos chefes de Estado e suas comitivas, além de permitir o bom andamento dos diversos eventos paralelos ao encontro. Entretanto, setores essenciais como hotéis, indústrias e empresas de mídia continuarão funcionando.