A Totvs (TOTS3) negou nesta terça-feira que tenha feito uma oferta formal para adquirir a Linx, produtora de software voltada para o varejo. Em comunicado ao mercado, a empresa esclareceu que não apresentou qualquer proposta de compra, mas que está conduzindo um processo interno de governança, que poderá levar à formulação de uma proposta indicativa, ainda não vinculante, caso o processo competitivo avance.
A posição da Totvs veio após rumores na mídia, que a mencionaram como uma das seis empresas interessadas na compra da Linx, controlada atualmente pela StoneCo. A Totvs esclareceu que, no momento, não houve qualquer manifestação oficial de sua parte nesse sentido. A companhia também destacou que o processo está sendo conduzido com a supervisão de seu conselho de administração, o que implica uma análise cuidadosa e estratégica antes de qualquer proposta.
A disputa pela Linx já ocorreu em 2020, quando a Totvs e a StoneCo competiram para adquirir a empresa. Na ocasião, a Totvs buscava expandir sua atuação no mercado de software para o varejo, integrando a Linx às suas operações em outros setores, como manufatura e agronegócio. Recentemente, a StoneCo contratou os bancos JPMorgan e Morgan Stanley para assessorar a venda da Linx, comprada por R$ 6,7 bilhões em 2020.