A novela Tieta, que será reprisada no programa “Vale a Pena Ver de Novo” a partir de 2 de dezembro, foi um grande sucesso de audiência na TV brasileira entre 1989 e 1990. A trama, baseada na obra de Jorge Amado, contou com um elenco de peso que conquistou o público da época e permanece na memória afetiva dos telespectadores. No entanto, ao longo dos anos, vários dos atores que participaram da novela faleceram, deixando um legado importante na história da teledramaturgia nacional.
Entre os artistas que já partiram estão nomes como Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Françoise Forton e Sebastião Vasconcelos. Yoná, que interpretou Tonha, morreu em 2015, aos 80 anos, após complicações de saúde. Marcos Paulo, o Arturzinho, faleceu em 2012, aos 61 anos, vítima de embolia pulmonar. Françoise Forton, que interpretou Helena, morreu em 2022, aos 64 anos, após luta contra o câncer. Sebastião Vasconcelos, o Zé Esteves, morreu em 2013, aos 86 anos, após complicações de pneumonia. Esses e outros artistas, como Armando Bógus, Cláudia Magno e Miriam Pires, deixaram um legado imortal nas telas brasileiras.
Em 2024, novos falecimentos também marcaram a história da novela, como o de Roberto Frota, que interpretava Leôncio, e Maria Helena Dias, a Zuleica, que faleceram respectivamente aos 85 e 91 anos. Outros nomes notáveis, como Rogéria, Elias Gleizer e Paulo José, também já nos deixaram, encerrando ciclos de grandes carreiras no teatro, cinema e televisão. A morte desses atores, que marcaram gerações com suas atuações, ressalta o impacto duradouro de Tieta na cultura brasileira e a saudade deixada por suas contribuições artísticas.