Cerca de 30,6% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 faltaram no segundo dia de provas, conforme dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa taxa representa uma leve queda em relação aos anos anteriores, em que a abstenção foi de 32% em 2023 e 32,1% em 2022. No primeiro dia de prova deste ano, o índice de abstenção foi de 26,6%, demonstrando um comprometimento ligeiramente maior por parte dos candidatos.
Além da abstenção, foram registrados 1.925 candidatos eliminados por descumprimento das regras do exame, um número menor em comparação aos 4.999 eliminados na semana anterior. Entre os principais motivos para desclassificação, destacam-se o porte de equipamentos eletrônicos, a saída do local de prova antes do tempo permitido e o registro ou divulgação de imagens da prova. Ainda que o número de ocorrências tenha subido de 689 para 1.037 no segundo dia, o Ministério da Educação informou que nenhuma unidade de aplicação foi prejudicada, com problemas sendo limitados a emergências médicas, falhas temporárias de energia elétrica e falta de água.
O Inep anunciou também que irá antecipar a divulgação dos gabaritos e das provas para a próxima semana, antes do prazo inicial que estava previsto para 20 de novembro. Enquanto isso, foram divulgados gabaritos extraoficiais para os cadernos de prova azul, amarela, verde e cinza/branca, corrigidos pelo SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, em Fortaleza.